Cabo Submarino Atlantis II termina o seu ciclo de vida

12 de Janeiro de 2022

A CVTelecom comunica que, no passado dia 10 de janeiro, o Cabo Submarino Internacional “Atlantis II” foi descontinuado, por decisão dos membros do consórcio do qual faz parte a CVTelecom.  

 

O ATLANTIS II é um cabo submarino transatlântico de fibra ótica, com capacidade de 40 GB/s e assegurava a conectividade entre Argentina, Brasil, Senegal, Cabo Verde, Ilhas Canárias e Portugal. Foi construído em 1999 e entrou em serviço em fevereiro do ano 2000, tendo sido o primeiro cabo submarino a estabelecer ligação entre a América Latina e o continente africano e o segundo cabo submarino de Fibra Ótica a ligar a Europa à América do Sul. 

 

Concebido essencialmente para a transmissão da voz (telefonia fixa), com o tempo tornou-se obsoleto na resposta às crescentes necessidades tanto em termos de capacidade de tráfego como no que tange à eficiência, o que determinou a decisão da sua descontinuidade.

 

 

Para Cabo Verde, o Atlantis II representa um marco histórico de amarração do primeiro cabo transatlântico em fibra ótica e, ao mesmo tempo, um passo importante na melhoria da conectividade do país à rede Global de Telecomunicações, até então assegurada pela Estação Terrena localizada no edifício da CVTelecom, na Várzea.